quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Coquetel

Comitiva do RS em Brasília para
tratar da questão HIV/AIDS


Paulo Borges, coordenador da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção à AIDS, acompanhado do GAPA/RS e Simers, foi verificar o problema no repasse de medicamentos e marcação de exames para os soropositivos gaúchos


Hoje à tarde, em Brasília, no Ministério da Saúde (MS), ficou constatado um fato: a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul está falhando. Em mais de uma hora de reunião, técnicos e diretores do MS relataram a necessidade de uma responsabilidade compartilhada entre município, estado e união para que não haja mais problemas no atendimento aos portadores de HIV. “Aqui, em Brasília, não temos como saber a exata necessidade dos gaúchos. Dependemos da informação que venha do município”, diz Eduardo Barbosa, diretor-adjunto do MS.


O Abacavir, um dos medicamentos que ficou em falta nas unidades de distribuição, tem substituto, segundo especialistas. No entanto, falta orientação do estado para que as pessoas dependentes desse medicamento saibam qual o substitutivo e onde adquirir. Outra argumentação feita pelo MS é para onde está indo o repasse de verbas feito pelo órgão ao governo do estado. “Vemos no Rio Grande do Sul a falta permanente de campanhas preventivas. Nosso estado é o líder de incidência da doença. Temos que nos engajar mais para diminuir esse dado alarmante”, destaca Paulo Borges, que coordena a Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa.


O Ministério da Saúde, após a reunião, prometeu ser parceiro permanente da Frente Parlamentar gaúcha para contribuir ao máximo para efetivação de políticas públicas. Participaram da reunião, também, Sandra Perín, do GAPA/RS e o diretor do Simers, Dr. Sami El Jundi.

Um comentário:

  1. [b]Sabe gente!..Assim como a maioria das pessoas,eu estava um tanto decepcionado com política,devido a desencantos com nosso governo em não apoiar as ONGS humanitarias que dirijo. Pensei porém que pior seria descer do trem na estação chamada desânimo. Procurei então alguém que me mostrasse um caminho diferente sintonizado com uma postura altruísta e comportamento de cárater ético. E pra meu espanto encontrei no Paulo Borges[Homem do Tempo],todas estas qualidades e outras mais. Além do mais temos uma visão semelhante e filosofia de vida competamente iguais. Votem nele gente!!
    PAULO BORGES P/DEPUTADO ESTADUAL /2500/ "É POSSÍVEL FAZER POLÍTICA COM HONESTIDADE"!!

    ResponderExcluir