quarta-feira, 3 de junho de 2009

Frente Itinerante


Gabinete de Paulo Borges vai ao
encontro da região Sul de combate à Aids

Lideranças políticas e Ongs estarão reunidos para debater ações de combate à doença na região Sul do país. Evento começa hoje e se estende até sábado (06), no Valerin Plaza, em Florianópolis/SC

Na ocasião, o Gabinete Itinerante do deputado estadual Paulo Borges (DEM/RS) levará, a convite do Fórum das Ongs Aids, uma das ações na área da saúde criada pelo parlamentar no RS: a instalação da Frente Parlamentar de Combate à Aids e Tuberculose, criada em dezembro de 2008, na Assembleia gaúcha, com o objetivo de legislar sobre o assunto.


"Já está comprovado que nos estados nos quais foram criadas as frentes parlamentares, a legialação adequada auxilia na qualidade de vida e combate a enfermidade", alerta o deputado. Só a região Sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) reuni mais de 95 mil soropositivos, sendo a segunda região de maior incidência do vírus.


O Rio Grande do Sul é o líder negativo dentre os estados brasileiros e, baseado nesse dados do Ministério da Saúde, o parlamentar poderá, além das ações da Frente, instituir organizações municipais de combate à Aids no Estado. "A idéia surgiu a partir do conhecimento da taxa de incidência do câncer de mama no RS. (a cada 100 mil mulheres, quase 5 mil estão infectadas). Para combater esse número, nosso deputado estabeleceu a Lei que cria Comitês de Tolerância Zero Contra o Câncer de Mama no RS", explica Marco Aurélio, assessor parlamentar e integrante do Gabinete Itinerante.


A expectativa, reforça Borges, "é somar esforços para combater a doença e melhorar o processo de tratamento necessário para os portadores", destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário