quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Rio Grande do Sul terá Frente Parlamentar contra a AIDS
O Estado tem a maior taxa de incidência da doença em todo o País. São Paulo e Rio de Janeiro também já atuam com frentes

A Assembléia Legislativa instala amanhã, quarta-feira, 17 de dezembro, a Frente Parlamentar de Combate a AIDS, que foi aprovada com a unanimidade dos deputados. A iniciativa é do deputado Paulo Borges em conjunto com ONGS preocupadas com os altos índices da doença entre os gaúchos. A cerimonia que acontece no Salão Júlio de Castilhos, às 17h horas, contará com a presença do Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (Gapa), Fórum ONG / AIDS, Grupo Somos, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com Aids, entre outras ONGS, além de portadores e familiares.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o RS tem a maior taxa de incidência DE AIDS de todo o País, 36,5 casos por 100 mil habitantes. O estado gaúcho está à frente de RJ e SP, por exemplo, que já instituíram frentes parlamentares e atuam na implementação de políticas públicas para melhorar os mecanismos de controle da doença, a distribuição de medicamentos e de preservativos, bem como das doenças associadas.

Outro agravante, conforme indica o boletim epidemiológico sobre a AIDS, apresentado pelo MS, são os óbitos registrados no RS. Enquanto, no RJ e São Paulo os índices caem, no estado gaúcho, o coeficiente de mortalidade por AIDS aumenta (clique aqui e veja a tabela na pág. 16 do boletim).

"Isso demonstra que o RS não vêm desenvolvendo políticas públicas eficazes contra a doença", declara Paulo Borges.

Olhar de saúde

Para a psicóloga, Sandra Perin, do Gapa, a Frente Parlamentar terá um "olhar de saúde". Segundo ela, a AIDS é muito mais que uma doença, são várias doenças que também envolvem questões ligadas à discriminação, vulnerabilidade social, cultura, e questões trabalhistas e psicológicas.

Por isso, a Frente parlamentar contra a AIDS tem como objetivo, implementar e fiscalizar políticas públicas já existentes, fiscalizar e analisar dados e estatísticas a fim de elaborar estratégias eficazes de luta permanente contra a AIDS, e dar mais visibilidade ao tema.

Veja algumas das ações da Frente Parlamentar

# A Frente Parlamentar terá um olhar de saúde
# Criar uma legislação eficiente contra a AIDS
# Fiscalizar a legislação já existente
# Fiscalizar e executar as políticas públicas de prevenção
# Voltar a atenção também para patologias ligadas a AIDS e negligenciadas, como a tuberculose
# Trabalhar nas questões ligadas à discriminação (mercado de trabalho, cultura, etc)
# Mapear projetos em andamento

Um comentário:

  1. [b]Sabe gente!..Assim como a maioria das pessoas,eu estava um tanto decepcionado com política,devido a desencantos com nosso governo em não apoiar as ONGS humanitarias que dirijo. Pensei porém que pior seria descer do trem na estação chamada desânimo. Procurei então alguém que me mostrasse um caminho diferente sintonizado com uma postura altruísta e comportamento de cárater ético. E pra meu espanto encontrei no Paulo Borges[Homem do Tempo],todas estas qualidades e outras mais. Além do mais temos uma visão semelhante e filosofia de vida competamente iguais. Votem nele gente!!
    PAULO BORGES P/DEPUTADO ESTADUAL /2500/ "É POSSÍVEL FAZER POLÍTICA COM HONESTIDADE"!!

    ResponderExcluir