terça-feira, 24 de março de 2009

1ª Reunião


Frente parlamentar de Combate a AIDS e
Tuberculose tem sua primeira reunião
Gab. Paulo Borges

Realizado hoje pela manhã, encontro teve amplo debate sobre as doenças e constatou deficiências no sistema de saúde, como a falta de medicamentos para portadores do HIV


Foi dado o primeiro passo para um eficaz processo de prevenção e combate à AIDS e Tuberculose (TB) no Rio Grande do Sul. A Frente Parlamentar, liderada pelo deputado Paulo Borges, teve sua primeira reunião nessa terça-feira (24), na Assembléia Legislativa.

A Dra.Carla Jarczewski, Coordenadora do Comitê Metropolitano de TB de POA, levou ao encontro dados atuais sobre a Tuberculose no RS. Carla enfatizou que nos anos 1970, quando foi implantada a primeira campanha de prevenção à doença, houve um declínio significativo do número de casos no Estado. Porém, hoje, esse dado vem se revertendo e é necessária uma nova conscientização da população: “precisamos de tecnologia, vontade política e participação da sociedade para mudar o quadro atual”, resume a doutora. A representante do Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA), Sandra Perin, lamentou a ausência de mais parlamentares, mas trouxe reivindicações práticas para a próxima reunião da Frente. Sandra alertou que, mesmo com Audiência Pública realizada recentemente para tratar do assunto, ainda há a falta de medicamentos disponibilizados pelo Estado e pediu uma nova mobilização do Parlamento quanto a essa demanda. Werner Ott, criador do Sistema de Combate à TB no RS, exaltou a necessidade da participação da comunidade e que o Poder Público é aliado indispensável nessa luta.

Paulo Borges disse que o encontro foi o início de um caminho que exige muita dedicação e empenho dos parlamentares gaúchos e que "a população precisa de mais políticas públicas eficientes, as quais haja investimento em ações práticas". O democrata elucidou que a continuidade da mobilização é o melhor remédio para o combate: "esse foi só o despertar dos nossos trabalhos, queremos a continuidade para, posteriormente, colher os resultados dessa ação". Também estiveram presentes na reunião o Coordenador Técnico do Fórum da ONG AIDS/RS, Rubens Raffo, e representantes do Núcleo de Estudos da Prostituição no RS. Na ocasião, foi feito o lançamento oficial do Blog da Frente Parlamentar. No site, poderá ser feito o acompanhamento das reuniões, ver as novidades e avanços da Frente, as entidades que participam, além de outras informações sobre essas doenças infecto-contagiosas.

Um comentário:

  1. [b]Sabe gente!..Assim como a maioria das pessoas,eu estava um tanto decepcionado com política,devido a desencantos com nosso governo em não apoiar as ONGS humanitarias que dirijo. Pensei porém que pior seria descer do trem na estação chamada desânimo. Procurei então alguém que me mostrasse um caminho diferente sintonizado com uma postura altruísta e comportamento de cárater ético. E pra meu espanto encontrei no Paulo Borges[Homem do Tempo],todas estas qualidades e outras mais. Além do mais temos uma visão semelhante e filosofia de vida competamente iguais. Votem nele gente!!
    PAULO BORGES P/DEPUTADO ESTADUAL /2500/ "É POSSÍVEL FAZER POLÍTICA COM HONESTIDADE"!!

    ResponderExcluir