quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Instalada Frente de combate à Aids

A Assembléia Legislativa instalou ontem, quarta-feira (17) a Frente Parlamentar de Prevenção e Combate à Aids. Dezenas de representantes de ONGs, além de portadores da doença e familiares, lotaram o gabinete da presidência do parlamento. A instalação da Frente foi aprovada por unanimidade pelos deputados.

Segundo o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul tem a maior taxa de incidência de Aids do país, alcançando 36,5 casos por 100 mil habitantes. Entre 1980 e 2008, foram registrados 46.299 casos no Estado, sendo que, desses pacientes, 18.052 já morreram.

“É inadmissível que um povo que se diz culturalmente avançado esteja com esse problema”, afirmou o coordenador da iniciativa, deputado Paulo Borges (DEM).

A Frente deverá realizar as seguintes ações: ter um olhar de saúde, criar uma legislação eficiente contra a Aids, fiscalizar a legislação já existente, fiscalizar e executar as políticas públicas de prevenção, trabalhar nas questões ligadas à discriminação e mapear projetos em andamento.

De acordo com o representante do Ministério da Saúde, Nelson Correia, frentes parlamentares semelhantes já existem em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Ele informa que o Programa Nacional DST/Aids tem os seguintes pontos como agenda mínima para 2009: aumentar a cobertura de testagem de HIV e sífilis no pré-natal, proporcionar o diagnóstico precoce através do teste rápido, trabalhar as populações vulneráveis e manter parcerias com instituições para aumentar a cobertura de prevenção.

“Há muito trabalho pela frente. Após o recesso, vamos trazer a sociedade para a discussão. Queremos saber por que estão ocorrendo esses índices tão altos de casos de Aids no Estado”, declarou Paulo Borges (DEM).
Agência de Notícias A L
Por: Fabiane Moreira - MTB 9271
Edição: Rejane Silva MTB 6302
Foto: Galileu Oldenburg / Ag AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário